Você está pronto para atender as exigências de um ambiente de negócios dinâmico?
Considere times distribuídos globalmente, adicione demandas flutuantes que requerem respostas rápidas e você terá uma fórmula de proporções desafiadoras encontradas pelos gerentes de projetos atualmente.
Profissionais que praticam Agile o utilizam como uma das muitas estruturas que existem para gerenciar projetos de sucesso.
Por que? Porque com Agile pode-se aumentar a flexibilidade da equipe de projetos e incentivar a colaboração. Não é de se admirar que organizações de alto desempenho regularmente utilizem práticas de gerenciamento de projetos ágeis, graduais e iterativas e com mais do que o dobro de frequência do que as organizações de baixo desempenho, de acordo com o relatório
PMI’s 2013 Pulse of the Profession™ Study.
Se você já usa práticas agile ou se sua organização está adotando métodos ágeis, adquirir uma certificação de Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI (PMI-ACP)® demonstrará seu conhecimento e comprometimento com essa abordagem em franca expansão no gerenciamento de projetos.
A certificação PMI-ACP valida a habilidade de um profissional em entender e aplicar os princípios e práticas agile em projetos. A certificação PMI-ACP é diferente de outras certificações porque requer uma combinação de treinamento em agile, experiência de trabalho em projetos agile e um exame sobre as práticas, ferramentas e técnicas agile. A certificação também trata das abordagens agile, incluindo SCRUM, XP e Desenvolvimento LEAN. Ao receber o credenciamento PMI-ACP, os praticantes podem:
– Demonstrar a seus empregadores seu nível de profissionalismo em princípios, práticas, ferramentas e técnicas agile.
– Aumentar sua versatilidade profissional em ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos.
– Manter uma certificação que é mais confiável do que suas similares, que são baseadas somente em exames ou treinamento.
Se você estiver trabalhando em organizações que usam métodos ágeis para gerenciar projetos, o PMI-ACP® pode fornecer uma oportunidade para demonstrar seu conhecimento sobre práticas ágeis. O PMI-ACP® não se limita aos Profissionais de Gerenciamento de Projetos, indivíduos com experiência de trabalho em equipes de projetos ágeis pode se inscrever para o exame.
Nível de Escolaridade: A partir do Ensino Médio.
Experiência em Projetos: Duas mil horas trabalhando em equipes de projetos. Tais horas devem ter sido adquiridas nos últimos cinco anos. Note que para profissionais com as credenciais PMP® ou PgMP®, o PMI verifica que o candidato já excedeu esses pré-requisitos.
Experiência em Projetos Agile: Mil e quinhentas horas trabalhando em equipes de projetos agile. Essas horas são adicionais às duas mil horas requeridas em experiência em projetos em geral e devem ter sido adquiridas nos últimos três anos.
Treinamento em Práticas Agile: Vinte e uma horas que devem ter sido obtidas em práticas agile.
Exame: Testa conhecimentos em fundamentos agile e a habilidade em aplicá-los a projetos básicos.
Taxas: Para membros do PMI a taxa é de US$435, para não-membros é de US$495.
Se você não atende os requisitos da PMI-ACP®, talvez você queira saber mais sobre a certificação de Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos(CAPM)®.
O PMI possui muitos recursos online disponíveis para ajudar os profissionais a aprender mais sobre o que é preciso para tornar-se um credenciado PMI-ACP. Acelere ou aperfeiçoe seu aprendizado.
– Conecte-se com outros profissionais através da Comunidade de Prática Agile do PMI.
– Veja quais seminários, palestras e workshops presenciais são disponibilizados pelos Provedores Registrados de Educação do PMI (R.E.P.s).
– Aprenda no seu próprio ritmo através dos treinamentos virtuais e-Learning do site do PMI.
– Acesse documentos e livros agile na loja online Marketplace do site do PMI.
– Aumente seu conhecimento através de obras agile encontradas nos livros online eReads & Reference do PMI.
– Encontre artigos revisados por colegas na Plataforma de Conhecimento.
Como profissional certificado PMI-ACP, você precisa obter 30 PDUs para cada ciclo de três anos. Para mais informações sobre a manutenção de sua credencial, incluindo sugestões para obtenção de PDUs, visite a página Mantenha sua Certificação ou veja o Leia o Manual da Certificação PMI-ACP® em português.
Se você já está pronto para fazer o relatório de suas atividades, acesse o sistema CCRS online do PMI para registrar suas PDUs e ver suas atividades registradas.