PMI-ACP® – Profissional Certificado em Métodos Ágeis

Você está pronto para atender as exigências de um ambiente de negócios dinâmico?
Considere times distribuídos globalmente, adicione demandas flutuantes que requerem respostas rápidas e você terá uma fórmula de proporções desafiadoras encontradas pelos gerentes de projetos atualmente.
Profissionais que praticam Agile o utilizam como uma das muitas estruturas que existem para gerenciar projetos de sucesso.
Por que? Porque com Agile pode-se aumentar a flexibilidade da equipe de projetos e incentivar a colaboração. Não é de se admirar que organizações de alto desempenho regularmente utilizem práticas de gerenciamento de projetos ágeis, graduais e iterativas e com mais do que o dobro de frequência do que as organizações de baixo desempenho, de acordo com o relatório
PMI’s 2013 Pulse of the Profession™ Study.
Se você já usa práticas agile ou se sua organização está adotando métodos ágeis, adquirir uma certificação de Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI (PMI-ACP)® demonstrará seu conhecimento e comprometimento com essa abordagem em franca expansão no gerenciamento de projetos.

Qual é o valor que uma certificação PMI-ACP® traz para um gerente de projetos?

A certificação PMI-ACP valida a habilidade de um profissional em entender e aplicar os princípios e práticas agile em projetos. A certificação PMI-ACP é diferente de outras certificações porque requer uma combinação de treinamento em agile, experiência de trabalho em projetos agile e um exame sobre as práticas, ferramentas e técnicas agile. A certificação também trata das abordagens agile, incluindo SCRUM, XP e Desenvolvimento LEAN. Ao receber o credenciamento PMI-ACP, os praticantes podem:
– Demonstrar a seus empregadores seu nível de profissionalismo em princípios, práticas, ferramentas e técnicas agile.
– Aumentar sua versatilidade profissional em ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos.
– Manter uma certificação que é mais confiável do que suas similares, que são baseadas somente em exames ou treinamento.

Quem deve se candidatar

Se você estiver trabalhando em organizações que usam métodos ágeis para gerenciar projetos, o PMI-ACP® pode fornecer uma oportunidade para demonstrar seu conhecimento sobre práticas ágeis. O PMI-ACP® não se limita aos Profissionais de Gerenciamento de Projetos, indivíduos com experiência de trabalho em equipes de projetos ágeis pode se inscrever para o exame.

Requisitos da certificação PMI-ACP®

Nível de Escolaridade: A partir do Ensino Médio.
Experiência em Projetos: Duas mil horas trabalhando em equipes de projetos. Tais horas devem ter sido adquiridas nos últimos cinco anos. Note que para profissionais com as credenciais PMP® ou PgMP®, o PMI verifica que o candidato já excedeu esses pré-requisitos.
Experiência em Projetos Agile: Mil e quinhentas horas trabalhando em equipes de projetos agile. Essas horas são adicionais às duas mil horas requeridas em experiência em projetos em geral e devem ter sido adquiridas nos últimos três anos.
Treinamento em Práticas Agile: Vinte e uma horas que devem ter sido obtidas em práticas agile.
Exame: Testa conhecimentos em fundamentos agile e a habilidade em aplicá-los a projetos básicos.
Taxas: Para membros do PMI a taxa é de US$435, para não-membros é de US$495.

Se você não atende os requisitos da PMI-ACP®, talvez você queira saber mais sobre a certificação de Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos(CAPM)®.

Como estudar para o exame:

O PMI possui muitos recursos online disponíveis para ajudar os profissionais a aprender mais sobre o que é preciso para tornar-se um credenciado PMI-ACP. Acelere ou aperfeiçoe seu aprendizado.
– Conecte-se com outros profissionais através da Comunidade de Prática Agile do PMI.
– Veja quais seminários, palestras e workshops presenciais são disponibilizados pelos Provedores Registrados de Educação do PMI (R.E.P.s).
– Aprenda no seu próprio ritmo através dos treinamentos virtuais e-Learning do site do PMI.
– Acesse documentos e livros agile na loja online Marketplace do site do PMI.
– Aumente seu conhecimento através de obras agile encontradas nos livros online eReads & Reference do PMI.
– Encontre artigos revisados por colegas na Plataforma de Conhecimento.

Como se Candidatar

Mantenha sua PMI-ACP®

Como profissional certificado PMI-ACP, você precisa obter 30 PDUs para cada ciclo de três anos. Para mais informações sobre a manutenção de sua credencial, incluindo sugestões para obtenção de PDUs, visite a página Mantenha sua Certificação ou veja o Leia o Manual da Certificação PMI-ACP® em português.

Se você já está pronto para fazer o relatório de suas atividades, acesse o sistema CCRS online do PMI para registrar suas PDUs e ver suas atividades registradas.