Webinar: Metodologia FEL para Projetos de Capital

Metodologia FEL para Projetos de Capital
Entenda as melhores práticas mundiais para planejamento de Projetos Industriais

Projetos de Capital são projetos que visam gerar benefícios no longo prazo. Normalmente envolvem a execução de uma nova planta industrial, uma ampliação de capacidade, troca de equipamentos, modernização de linhas de processo, entre outros diversos investimentos. Também são conhecidos como projetos de Capex.

Entram nessa categoria também os projetos de Sustaining – projetos que precisam ser executados para a manutenção da produção, como ajustes para atender a novas legislações (ambientais, por exemplo), melhoria na infraestrutura, segurança, etc.

Projetos de Capital – dos mais diversos tamanhos – são complexos por natureza, por envolver equipes multidisciplinares, em um empreendimento que começa com diversas incertezas. Na média, muitos desses projetos acabam sendo entregues com atraso, acima do orçamento planejado, e operando abaixo da capacidade desejada.

Para reduzir os riscos da execução, uma grande parte das empresas ao redor do mundo usa a Metodologia FEL (Front-End Loading), em um sistema de aprovação por Portões de Decisão, onde o planejamento do projeto é dividido em fases sequenciais que garantem qualidade no desenvolvimento e planejamento, e mantém o Negócio envolvido ativamente.

Venha conhecer um pouco mais sobre a Metodologia FEL e o Sistema de Portões nesse evento!

André Augusto Choma

Engenheiro Civil (UFPR, 1999), com pós-graduação em Gerenciamento de Obras (UTFPR, 2000) e Executive MBA (IE Business School, Espanha, 2015). Gerente de projetos com certificação PMP® e PMI-RMP®, com mais 20 anos de experiência com projetos de construção civil, a maior parte em projetos industriais, com aplicação da Metodologia FEL. Autor do livro: Como Gerenciar Contratos com Empreiteiros (PINI), atuou também como consultor na fase de planejamento de diversos projetos industriais, incluindo megaprojetos, no Brasil e no exterior. Membro do PMI desde 2005.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando?

Quarta, 21/07/2021, 20h – 21h30
Videoconferência via Sympla Streaming (Beta)

Inscreva-se