Em Gerenciamento de Projetos, quando só investimos recursos em tecnologia e capacitação, mas não temos regra, processo ou metodologia para isto, vamos ter que inventar a roda a em todo projeto, roda que dificilmente irá ser igual a cada projeto. Sendo assim precisamos rever, e criar processos e procedimentos que irão estruturar a forma como elaboramos e gerenciamos os projetos da nossa organização.
Podemos chamar este atual esforço para estruturar o nosso processo de Gerenciamento de Projetos do PMISC, de um primeiro passo na direção das boas práticas e na evolução para uma metodologia de GP do nosso capítulo, que vai permitir comparações (benchmarking) entre projetos e lições aprendidas, bem como que os processos sejam continuamente melhorados com o feedback dos voluntários que são nossos gerentes de projetos e dos times de projetos.
Focar em processos de GP, irá ainda nos levar na direção da melhoria da governança da organização, pois estamos atuando num dos pilares importantes para aumentar a probabilidade de sucesso das iniciativas de projetos que devem trazer valor para a organização, seus associados, voluntários e comunidade de GP.
Uma entrega importante, que iremos obter aplicando e incentivando a observação dos processos de GP estruturados para Projetos Simples e Projetos Complexos , será a utilização dos templates definidos, é a melhor comunicação sobre cada projeto, pois teremos informações consolidadas e também poderemos valorizar mais cada voluntário comprometido com os nossos projetos. Importante também será a transparência das ações e valorização dos resultados, que com certeza acontecerão para o PMI SC, pela divulgação de seus projetos de maneira clara e estruturada, em cada diretoria.