O começo do ano chegou e a palavra que mais ouvimos nesse momento é “Planejamento”, não é mesmo? No geral, as pessoas conseguem planejar, mas tem dificuldade na execução. E é aí que os problemas acontecem: não conseguimos realizar o que planejamos. 

Ao longo dos próximos posts, vamos apresentar algumas sugestões de metodologias ou boas práticas para você executar bem o seu planejamento. 

Neste, vamos falar de GTD (Getting Things Done) é uma metodologia de produtividade criada por David Allen. Segundo o site www.calldaniel.com.br, o método GTD® “é uma solução de produtividade pessoal que auxilia no cumprimento de tarefas muito mais rápido e de forma flexível, focada no equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Uma pesquisa da ISMA-BR (International Stress Management Association), identificou que 62% dos brasileiros sofrem por falta de tempo e estresse devido à sobrecarga emocional com atividades diárias.” Com o passar dos anos, isso se tornou muito mais recorrente, mas foi intensificado com o isolamento gerado pela pandemia da COVID-19. 

Com o home office, a auto-organização se tornou ainda mais importante e necessária para manter a produtividade e, principalmente, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. 

O GTD se baseia em cinco etapas: capturar, esclarecer, organizar, refletir e engajar, partindo da premissa que precisamos de “espaço” em nosso cérebro para realizar e focar nas tarefas e para isso, precisamos registrá-la em algum lugar. Cada etapa pode ser considerada um hábito em si e o resultado acontece quando conseguimos colocar todos eles em prática. 

  • Capturar: Anote tudo o que tiver para fazer. Não se preocupe se a ideia é boa ou ruim. Apenas desocupe a mente para organizar as ideias.
  • Esclarecer: Chegou o momento de processar todas as tarefas. Esclareça tudo o que foi coletado, definindo qual é a próxima ação para cada item.
  • Organizar: Especifique as atividades para realizar de acordo com o assunto (familiar, pessoal ou profissional) e classifique-as de acordo com o grau de prioridade.
  • Refletir: Escolha um dia da semana para revisar seu calendário e listas. A revisão serve para entender se o cronograma está funcionando e reajustar o planejamento, caso seja necessário.
  • Engajar: Simplesmente faça! Seu calendário conterá tudo que você precisa fazer hoje. Ele será o seu guia no dia a dia.

 Vale lembrar que, todo método possui suas vantagens e desvantagens e por isso, deve-se usar com parcimônia


Vantagens
O sistema GTD é fácil de iniciar e flexível de usar. 

  • Reduz a carga cognitiva e a tensão mental que vem ao tentar se lembrar de tudo na sua lista.
  • Elimina a multitarefa para que você possa entrar em um estado de fluxo mental.
  • Ele configura um ponto central para armazenar todas as informações – mesmo as irrealizáveis.
  • Ele fornece uma compreensão clara do trabalho à frente, facilitando a mudança de prioridades e o reagendamento quando necessário.

Desvantagens

  • Antes de começar a usar o método GTD, é importante considerar algumas das suas limitações. 
  • Ele precisa de tempo para ser estabelecido. Se você ainda não usa um sistema de gerenciamento de tarefas, é necessário criar um para documentar todo o seu trabalho. 
  • Pode ser muito flexível. O método GTD apenas ajuda você a organizar tarefas, não a planejar seu trabalho semanal ou diário. Algumas pessoas brigam com esse nível de flexibilidade não planejada. Sempre que possível, vincule o método GTD a outro sistema de gerenciamento de tempo, como Timeline ou Timebox.

O Método GTD tem foco na organização das “coisas” a serem feitas. Mas é recomendado trazer outras práticas ou métodos complementares para trabalhar, por exemplo, a priorização das tarefas com a matriz GUT ou Matriz de Eisenhower. Mas isso já é assunto de outro post… 

Referência: https://www.calldaniel.com.br/metodo-gtd 

19 de janeiro de 2023