LIM 2021.1 – Liderança e Integração dos Membros do PMI-SC

LIM 2021.1

Liderança e Integração dos Membros do PMI-SC

A Diretoria de Voluntários, através desta iniciativa, busca reconhecer o esforço dos voluntários e incrementar a liderança, para que continuem apoiando o chapter e entregando os melhores resultados. Apesar de não substituir totalmente nossos encontros cara-a-cara, este evento visa manter-nos conectados e alinhados com tudo que acontece no PMI-SC!

Destinado aos voluntários e filiados do PMI-SC, o evento contará com a presença de líderes do PMI, que apresentarão a visão estratégica e os principais projetos em andamento no chapter. Além disso, teremos palestras de profissionais de grande relevância no mercado nacional e internacional, que discursarão sobre o tema Liderança. Os voluntários de destaque do chapter apresentarão a todos as suas experiências no último período. Por fim, teremos a Premiação do Voluntário de Maior Destaque e do Diretor de Maior Destaque. Não deixe de participar, faça já a sua inscrição!   Evento exclusivo para Filiados e/ou Voluntários do PMI-SC

Agenda (horários)

Abertura sessão manhã

08:45

Visão estratégica do PMI e desafios da nova geração (Hellen Almeida)

09:00

Projetos estratégicos do PMI-SC (Eliani Figueiró)

09:30

Exercendo a Liderança no Cenário da Pandemia (Ricardo Viana Vargas)

09:50

Exercendo a Liderança em Grandes Corporações (José Carlos Vieira)

10:00

Exercendo a Liderança em Startups (Guilherme Lopes)

11:00

Almoço

12:00

Abertura sessão tarde

14:00

Apresentação de contas do chapter (Eliani Figueiró / Celso Vieira)

14:10

Gestão de Polaridades (Juliana Alécio)

14:40

Dinâmica de grupo (Juliana Alécio)

15:00

Experiências dos voluntários (Bianca Masiero) 

15:30

Experiências dos voluntários (Mayara Leidh)

15:45

Experiências dos voluntários (Gabriel Azambuja)

16:00

Votação do Voluntario de maior destaque no último período

16:15

Votação do Diretor de maior destaque no último período

16:30

Intervenção conjunta da diretoria do PMI-SC

16:45

Encerramento

17:00

Palestrantes

Ricardo Viana Varga

Referência internacional em Gerenciamento de Projetos

 Apaixonado por transformar idéias em ação, Ricardo Vargas é um dos principais defensores da economia por projetos. Especializado na implementação de iniciativas globais inovadoras, projetos de capital e desenvolvimento de produtos, Ricardo dirigiu dezenas de projetos em diferentes indústrias e continentes, gerenciando mais de US$ 20 bilhões em iniciativas globais nos últimos 25 anos. Ricardo compartilha sua experiência e paixão com milhões de profissionais em todo o mundo através do seu “5 Minutes Podcast”, que ele realiza desde 2007. Ele escreveu 15 livros sobre gerenciamento de projetos, gerenciamento de riscos e crises e transformação, que foram traduzidos para sete idiomas e vendeu mais de meio milhão de cópias. Sua influência no setor foi afirmada quando ele se tornou o primeiro latino-americano a ser eleito presidente do conselho (Chairman) do Project Management Institute. Mais de duas décadas atrás, ele fundou a Macrosolutions, uma empresa de consultoria global com operações internacionais em energia, no infraestrutura, TI, petróleo e finanças. Seu trabalho como venture capitalist e empresário em inteligência artificial, blockchain, big data, chatbots e machine learning resultou em ferramentas e produtos que revolucionaram a maneira como os usuários trazem agilidade e gerenciamento ágil ao software de gerenciamento de projetos. Entre 2016 e 2020, Ricardo dirigiu a Brightline Initiative, um think tank do Project Management Institute que reúne organizações líderes em uma coalizão dedicada a ajudar os executivos a preencher a lacuna cara e improdutiva entre o desenho e a execução da estratégia. Antes de trabalhar na Brightline, Ricardo foi diretor do Grupo de Projetos e Infraestrutura do Escritório de Serviços de Projetos das Nações Unidas (UNOPS), liderando mais de 1.000 projetos e US $ 1,2 bilhões em esforços humanitários e de desenvolvimento.

José Carlos Vieira
Presidente do DME, com mais de 30 anos de experiência liderando equipes no Brasil e no exterior

José Carlos Vieira iniciou sua carreira profissional como Metalúrgico em 1973, aos 14 anos de idade, atuando nas áreas de mecânica industrial da Jota Ind. Mecânica S.A. e posteriormente como projetista na indústria na Termocanada S.A. Trabalhou na lavra e refino na mina da Nuclebras em 1977. Foi professor na escola técnica Don Bosco e posteriormente professor na Faculdade de Engenharia AME/PUC. Ingressou na Alcoa Alumínio em 1980 na função de Supervisor Projetos e mais tarde alcançou a posição de Superintendente de Laminação de Alumínio (Joint Venture Alcoa / Pirelli) foi responsável pelo projeto/construção/operação da fábrica, posteriormente nomeado Gerente Engenharia nas Divisões de Condutores/Telecomunicações, Em 1995, foi convidado a gerenciar o projeto e construção da AFL (Alcoa Fujikura Ltda) joint venture Alcoa/AFL USA. Foi Gerente Geral desta fábrica e posteriormente responsável pelo setor automotivo da Alcoa América Latina até o ano de 2004, quando foi convidado a gerenciar desde projeto conceitual & básico, TIC, até FEL4 e Operação da Mina de Bauxita da Alcoa em Juruti/PA, atuou como Gerente Geral de Operações desta mina, coordenando todos os departamentos responsáveis pelo projeto do Brasil e da Austrália além do ORP (Operational Readiness Plan), liderou o comissionamento, partida e operações da mesma, assim como gerenciou pesquisas de novas áreas minerais para Alcoa, em 2011 assumiu o controle de Capex da Alcoa América Latina e Caribe e também coordenou os esforços de (Reliability Excellence) Excelência Operacional de todas as plantas da região. José Carlos Vieira saiu da Alcoa em 2012 e assumiu a Diretoria de Manufatura da Graham Packaging, multinacional na área de embalagens onde atuou por 4 anos, construindo a operação “In House” da Danone Poços de Caldas e modernizou as plantas da Bayer, Petrobras, Chevron, Shell e as plantas da Argentina e Venezuela. Em 2018 foi convidado a ser o Presidente da DME Participações, empresa que atua na área de comercialização, geração, transmissão e distribuição de energia elétrica com a missão de reestruturar as empresas do grupo objetivando o crescimento sustentável.

Guilherme Lopes

Co-fundador e Head de Produto da RD Station


Guilherme é co-fundador e Head de Produto da RD Station. A RD é a empresa de SaaS B2B que mais cresce na américa latina e tem hoje +25 mil clientes e centenas de funcionários. Guilherme liderou um time de +180 pessoas em CS, englobando CSM, Serviços e Suporte. Foi selecionado Empreendedor Endeavor em 2016. Eleito um dos Top 25 Customer Success Thought Leaders em 2017. Palestra sobre CS em eventos como Pulse, RD Summit, SaaS Stock e outros.

 

 

 

 

 

Juliana Alécio

Consultora de Inovação, facilitadora em Design Thinking e coach de Liderança

Juliana é consultora de Inovação, facilitadora em Design Thinking e coach de Liderança. Possui 17 anos de experiência na área de vendas consultivas e de planejamento estratégico, atuando em empresas nacionais e multinacionais, com comércio exterior e com mercado nacional, tanto no setor industrial quanto no tecnológico. Possui experiência na facilitação em Design Thinking, tendo atuado em dezenas de empresas de grande porte para criar soluções inovadoras de Data Analytics e Inteligência Artificial rumo à Indústria 4.0, em diferentes segmentos de mercado: alimentício, automotivo, educacional, real estate, óleo e gás, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hellen Almeida
Brazil Manager in Chapter Development
Responsável pela liderança, desenvolvimento e direção dos 15 capítulos do PMI no Brasil. Como um parceiro do capítulo, trabalhe no desenvolvimento da estratégia dos capítulos e planos operacionais para servir aos líderes do capítulo e capacitá-los para transformar suas ideias em realidade e agregar valor aos membros do capítulo. Nos últimos sete anos com o PMI, atuou como administrador de capítulo para toda a região da América Latina e tornou-se parceiro do capítulo para o Brasil para alcançar um grande valor, relevância cultural e resultados de engajamento para a comunidade brasileira de gerenciamento de projetos. Ela facilitou apresentações em todo o país para divulgar a importância do gerenciamento de projetos, coliderou a presença do TED na América Latina e recentemente estabeleceu um relacionamento e parceria com o Exército Brasileiro e está se dedicando a outros setores do governo.