2º GOV-CoP – Comunidade de Prática de Gestão de Projetos do Setor Público de SC

GOV-CoP – Comunidade de Prática de Gestão de Projetos do setor público de SC
Da ideia ao projeto – ferramentas de iniciação de projetos

Vamos criar um ambiente de muito aprendizado e interesse pela troca de experiências e práticas profissionais relacionadas à gestão de projetos no setor público. Serão apresentados casos de situações vivenciadas do dia a dia, justamente para disseminar e discutir as melhores práticas. Nesse encontro, as pessoas poderão compartilhar conhecimentos e trocar experiências a fim de aplicar tudo que foi e está sendo adquirido no seu dia a dia. 

Atuando no tripé das comunidades de prática, nosso objetivo é:

Domínio: Elevar nível de conhecimento e aplicação de gestão de projetos do setor público do estado de SC.

Comunidade: Conectar pessoas que se interessam por gestão de projetos no setor público, criando uma rede de apoio.

Prática: Disseminar a cultura de gestão de projetos no setor público e influenciar trocas de experiências e, assim, fortalecer a gestão do conhecimento.

Veja a programação desta edição:

O Caso da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina – SIE
O Caso do Escritório de Projetos da Companhia Águas de Joinville

Também teremos um momento para um bate papo ao final. Vamos juntos construir esta rede e contribuir para o setor público!

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Caso da Secretaria de Estado da Infraestrutura Mobilidade de Santa Catarina – SIE

Criado em meados de 2020, o Núcleo de Projetos da Secretaria de Estado da Infraestrutura Mobilidade de Santa Catarina – SIE tem atuado com a implementação da prática de gestão de projetos em um ambiente onde a execução de projetos sempre foi realizada, contudo nunca gerenciado. No início nosso foco estava na catalogação dos projetos, passamos a capacitar demais servidores para que todos pudessem também realizar a gestão.
Falaremos mais no detalhe sobre:
– O início de um projeto com contexto da SIE;
– Conceitos e metodologias utilizadas;
– A Homologação de um projeto;
– Desafios e aprendizados do NUPROJ SIE.

Palestrante: Silmar Neckel

Bacharel em Administração pela Escola Superior de Administração e Gerência  – UDESC/ESAG. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Servidor Público no cargo de Administrador. Professor de Administração para concursos públicos. Professor do curso de Especialização em Direito Público e Administração Pública da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Professor credenciado junto à Fundação Escola de Governo ENA Brasil. Assessor de Gabinete e Gestor de Portfólio na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina – SIE.SC.
 

 

O Caso do Escritório de Projetos da Companhia Águas de Joinville

Criada em 2015, a Companhia Águas de Joinville é uma empresa pública responsável pela prestação de serviços de água e esgoto no município de Joinville. O principal desafio da Companhia Águas de Joinville é a universalização do acesso aos serviços de água e esgoto. Este é um objetivo legítimo das políticas públicas e também um dos principais compromissos do setor, por ter impactos importantes sobre a saúde da população, a preservação do meio ambiente e os direitos de cidadania.

Dessa maneira, as práticas de gerenciamento de projetos são tendências que impulsionam as empresas públicas, como a Companhia, a se tornarem cada vez mais eficientes, eficazes e produtivas, apresentando resultados na melhoria da prestação dos serviços

Com este objetivo, o Escritório de Projetos foi implantado em 2018 para promover as mudanças necessárias, de conceitos, cultura e processos, visando elevar a performance e a chance de sucesso dos projetos da organização.

Com a implantação do Escritório de Projetos registramos um melhor desempenho dos projetos desenvolvidos e, consequentemente, dos resultados obtidos, demonstrando que uma empresa de saneamento pode ser eficiente, independente de ser pública ou privada.

Em 2021, assumimos também a gestão dos processos estratégicos para a organização, e passamos a ser o Escritório de Projetos e Processos – EPP.

Falaremos mais no detalhe sobre:

– Planejamento Estratégico

– Priorização de iniciativas

– Definição do portfólio de projetos

– Técnicas e ferramentas utilizadas no processo de iniciação dos projetos

Palestrante: Helena Dausacker da Cunha Skrosk

Graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), Pós Graduada em Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas – FGV), com certificação PMO Ágil Practitioner.

Com 16 anos de experiência em cargo de engenheira na Companhia de Águas de Joinville, empresa pública responsável pela prestação dos serviços de água e esgoto no maior município de Santa Catarina, por 10 anos atuou como líder de projetos, e desde 2019 assumiu a assessoria responsável pelo escritório de Projetos e Processos da Companhia.