Workshop Lego ® Serious Play ® + Design Thinking na concepção de Projetos

Brincar dá forma ao cérebro, ativa a imaginação, e revigora a alma, como já dizia Stuart Brown (2009). Já Smith & Meyerson (2015) afirmam que as pessoas adoram brincar e se divertir, e todos querem ser felizes. Estudos de Many et al, (2015) comprovam que nós aprendemos melhor fazendo (learning by doing), e podemos e devemos aplicar isso no nosso trabalho.

Um Workshop com o Lego ® Serious Play ® é “mão na massa” e “play” total! Sem “mimimi” e sem “blablabá”!

Desenvolvido pelo dinamarquês Robert Rasmussen (2009), é um método 100% dinâmico e prático que de maneira criativa, auxilia as empresas em diversas questões como: desenvolvimento de equipes, gestão de riscos, resolução de problemas e conflitos, melhoria em processos, planejamento estratégico e outras aplicações que podem ser configuradas de acordo com a necessidade de cada empresa.

Para esse caso será aplicado em conjunto com o Design Thinking, desde a validação do problema até concepção de um projeto!

O processo central consiste no facilitador fazer perguntas aos participantes, estes devem construir as respostas com LEGO ® , explicar o modelo e refletir em grupo.

O respectivo Workshop tem duração de 8 horas e são desenvolvidos e aplicados por Sérgio Ricardo do Nascimento, facilitador certificado na metodologia Lego ® Serious Play ®.

 

Sérgio Ricardo Nascimento é Sócio da Framework – Gestão e Projetos, Facilitador Certificado na Metodologia LEGO® Serious Play®.

Especialista em Design Thinking. Consultor certificado PMP® e PRINCE2®. Mestre em Engenharia Civil no IPT/USP, MBA em Gestão de Negócios pela USP, MBA em Gestão de

Empreendimentos pelo PROMINP/FGV, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, Engenheiro Mecânico pela Universidade Mackenzie, Técnico em Metalurgia pelo SENAI-SP. Professor convidado na FGV, USP, PUC-PR, IBEC, SENAC, entre outras. Associado a todos os Chapters do PMI no Brasil, bem como aos Chapters de Washington, Portugal e Angola. No PMI São Paulo (desde 2004), já exerceu várias atividades voluntários, atualmente VP de Operações (2015-2018).