PMI no Brasil

Quando você se torna um associado do PMI®, você pode filiar-se a um Chapter, que o colocará em contato com profissionais de sua região que trabalham no campo do Gerenciamento de Projetos. Os Chapters contribuem na missão e nos objetivos do PMI, promovendo o profissionalismo no Gerenciamento de Projetos nos negócios, universidades e organizações profissionais locais. Este profissionalismo é acentuado através das atividades, reuniões e outros programas educacionais do Chapter, idealizados para fortalecer o conhecimento, a ciência e a compreensão dos princípios, ferramentas e técnicas do Gerenciamento de Projetos.

O Brasil foi o primeiro país a constituir um Chapter fora dos Estados Unidos, no início da década de 80. Apesar do interesse já existente na época e de um crescimento significativo do número de associados, o Chapter Brasil foi destituído em 1984.

Com a nova diretriz de expansão internacional do PMI e o avanço do Gerenciamento de Projetos no Brasil, no final dos anos 90 houve uma nova iniciativa para o estabelecimento de uma entidade nacional voltada para o tema. As dimensões continentais do país levaram o PMI a incentivar a criação de Chapters por estado da nação, a fim de manter o ideal de congregação dos profissionais.

O primeiro Chapter a se estabelecer no Brasil nesta nova fase foi o de São Paulo, em 1998. Hoje, além do de São Paulo, estão estabelecidos os seguintes Chapters brasileiros: Bahia; Distrito Federal; Espírito Santo; Fortaleza (Ceará); Goiânia (Goiás); Florianópolis (Santa Catarina); Manaus; Minas Gerais; Paraná; Recife (Pernambuco); Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.