Lider Profissional de Projetos, torne-se um!

O LÍDER PROFISSIONAL DE PROJETOS

É hora de encarar Liderança em projetos como uma formação profissional. Assim como temos nos preparado há décadas como gerentes profissionais de projetos, obtendo várias certificações de mercado para comprovar nosso preparo, precisamos nos capacitar para sermos líderes profissionais.

Tenho treinado milhares de profissionais nos últimos 15 anos na formação de gerentes de projetos, especialmente dentro dos padrões do PMI, e apesar de contribuir significativamente para o seu desenvolvimento profissional, me incomoda o foco excessivo nos aspectos técnicos. Ao final de 2011, quando me formei na turma inaugural do mestrado de Gestão de Megaprojetos na Universidade de Oxford, caiu a ficha pra mim. E quando o PMI lançou o Triangulo de Talentos em 2015, ficou evidente que o mercado sabe a diferença entre gerenciar e liderar e quer mais lideres e não só gerentes para lidar com seus projetos.

De lá para cá, comecei a reunir informações, literatura, e com a colaboração de profissionais de ponta chegamos a um trabalho inédito, que será lançado em 2019, feito para desenvolver a habilidade de liderança no profissional de projetos em suas várias vertentes. Vamos desbravar nesta palestra como se tornar um Líder Profissional de Projetos.

 

Roberto Pons, PMP, MSc. – CEO da Projectlab, grupo de empresas de treinamento, consultoria, eventos e livraria online voltada para o gerenciamento de projetos. Mestre em Major Programme Management pela Universidade de Oxford, Inglaterra, Engenheiro Eletrônico com especialização em Ciência da Computação pela Princeton University, EUA, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificado como PMP pelo PMI, coach certificado pelo Instituto Internacional de Coaching. Atua como empresário, palestrante, professor e consultor de projetos. Autor e revisor técnico de artigos, desenvolvedor voluntário de novos padrões de GP como o Guia PMBOK, o padrão de Riscos do PMI e a norma de Gestão de Projetos da ISO 21.500 junto à ABNT. Ex-professor de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos da FGV, COPPEAD e UFRJ, e atual responsável acadêmico pelos cursos e produtos da RMC – Rita Mulcahy oferecidos pela Projectlab no Brasil.