Estudo do PMI Revela Principais Tecnologias de Inteligência Artificial, de Acordo com Gerentes de Projetos

FILADÉLFIA, PA – 12 de setembro.2019 – Project Management Institute (PMI) lançou hoje seu 2019 Pulse of the Profession® In-Depth Report: AI @ Work: New Projects, New Thinking  (Relatório Detalhado 2019 Pulse of the Profession®: IA no trabalho: novos projetos, novo pensamento). O relatório é um complemento do relatório AI Innovators: Cracking the Code on Project Performance (Inovações de IA: Quebrando o Código no Desempenho do Projeto) e explora como a inteligência artificial (IA) está mudando a forma como projetos são gerenciados e entregues globalmente.

À medida que os projetos de IA se tornam a regra, os gerentes de projetos precisam entender melhor quais tecnologias ajudarão a agilizar e melhorar seu projeto baseado em IA – ou arriscam ser deixados para trás. Este novo relatório destaca as principais tecnologias de IA que os líderes de projetos estão utilizando para aumentar a produtividade da gestão de projetos e como incorporar tecnologias de IA em seus trabalhos cotidianos voltados a projetos.

Enquanto os líderes de projeto estão focando em tecnologias IA para impulsionar a produtividade e a qualidade do projeto, desbloquear o potencial total da IA requer a construção e o conhecimento constante de tecnologias emergentes. Na verdade, o relatório descobre que as organizações e seus líderes de projeto precisarão de um alto quociente de tecnologia de gerenciamento de projetos (Project Management Technoloy Quotient – PMTQ) – uma maneira de avaliar a capacidade das organizações em gerenciar e integrar tecnologia baseada nas necessidades das organizações ou projetos em andamento – para transformar a estratégia de IA em realidade.

“Em uma economia cada vez mais baseada em projetos, as organizações mais visionárias sabem que o sucesso de suas estratégias depende de quão bem os projetos podem ser executados. E a corrida pelo domínio da IA não é exceção “, disse Michael DePrisco, vice-presidente de soluções globais do PMI. “Como podemos ver as tecnologias IA continuarm a ser integradas às organizações, a pesquisa indica que os gerentes de projetos, especialmente aqueles com um PMTQ alto, estão bem preparados para desempenhar um papel integral na implementação.”

Dos entrevistados para o estudo, 50 por cento relataram um alto PMTQ (Innovators / Inovadores) e 10 por cento relataram praticar os princípios do PMTQ apenas às vezes ou nunca (Laggards / Atrasados).

A maioria de ambos grupos diz que suas habilidades de gestão de projetos e experiência são uma boa base para o gerenciamento de IA. Mas os Inovadores possuem vantagens: 74 por cento dos Inovadores dizem que eles estão confiantes de que seu conjunto de habilidades atuais permite que trabalhem com IA, em comparação a 51 por cento dos Atrasados.

E mais, Inovadores citam ter mais consciência e experiência com várias tecnologias IA, incluindo sistemas baseados no conhecimento, gestão de decisões, reconhecimento de voz e sistemas especializados. Esses entrevistados também relatam fornecer melhores resultados ao usar tecnologias IA, incluindo diminuição do tempo gasto em atividades como monitoramento de progresso, gerenciamento de documentação, bem como planejamento de atividades e recursos.

As principais tecnologias que os entrevistados citaram como promotoras do aumento da produtividade são:

  • Automação de processos robóticos: Tecnologia que imita e automatiza tarefas humanas para suportar processos corporativos.
  • Aprendizagem automático: Tecnologia que permite que os computadores aprendam empregando a detecção de padrões para decisões melhoradas em situações subsequentes.
  • Aprendizagem por reforço: uma técnica de aprendizado de máquina que permite que software aprenda em um ambiente interativo por tentativa e erro usando comentários de suas próprias ações.

As principais tecnologias que os entrevistados identificam como qualidade crescente são:

  • Soluções anti-preconceitos: Tecnologia que identifica automaticamente o viés em uma variedade de algoritmos IA.
  • Sistemas especializados: Tecnologia que emula e imita inteligência humana, habilidades ou comportamentos e geralmente oferece conhecimento especializado em um determinado campo, tópico ou habilidade.
  • Sistemas baseados no conhecimento: Tecnologia que compreende o contexto dos dados que estão sendo processados para ajudar os procedimentos de resolução de problemas e apoiar a aprendizagem humana, tomada de decisão e ações.

Embora seja claro que a IA pode fazer a diferença na entrega de valor, cabe às organizações e seus líderes de projetos identificar e entender quais tecnologias podem melhor ajudá-los a alcançar seus objetivos específicos e proporcionar sucesso a longo prazo.

Leia mais sobre 2019 Pulse of the Profession® In-Depth Report: AI @ Work: New Projects, New Thinking  (Relatório Detalhado 2019 Pulse of the Profession®: IA no trabalho: novos projetos, novo pensamento). O Estudo Aprofundado Pulse of the Profession® foi realizado on-line em junho/julho 2019 e contou com 780 profissionais de gestão de projetos globalmente.

 Sobre o Project Management Institute (PMI)

O Project Management Institute (PMI) é a associação líder mundial para aqueles que consideram a gestão de projetos, programas ou portfólio sua profissão. Fundado em 1969, o PMI agrega valor a mais de três milhões de profissionais que trabalham em aproximadamente todos os países do mundo por meio de promoção, colaboração, educação e pesquisa globais. Desenvolvemos carreiras, melhoramos o sucesso organizacional e amadurecemos ainda mais a profissão de gerenciamento de projetos por meio de padrões, certificações, comunidades, recursos, ferramentas, pesquisas acadêmicas, publicações, cursos de desenvolvimento profissional e oportunidades de networking reconhecidos globalmente. Como parte da família PMI, o ProjectManagement.com cria comunidades globais on-line que oferecem mais recursos, melhores ferramentas, redes maiores e perspectivas mais amplas.

Visite nossos sites  Brasil PMIwww.PMI.org,  www.projectmanagement.com,  ou acesse nossas mídias sociais facebook PMInstitute, Twitter @PMInstitute  e @PMIBrasil

Contatos

 

Mary Ortega (USA)

Tel.: 610-356-4600 x7030

Mary.Ortega@pmi.org

Contatos

 

Murilo Durigan (Brasil)

Tel. : (21) 97162-8344

Murilo.Durigan@pmi. org