O que são PDUs?

Professional Development Units, ou simplesmente PDU é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no Guia do Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) e envolver recursos especializados apropriados.

Uma PDU é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração.

Exceções: Números específicos de PDUs também podem ser ganhos por serviços profissionais e por atividades de ensino especificadas.

As principais categorias de PDUs estão abaixo, porém, algumas possuem sub-categorias.

 

Categoria A Atividades que são oferecidas pelos R.E.P.sou pelos capítulos e comunidades do PMI.
Categoria B Educação continuada (aulas)
Categoria C Auto estudo
Categoria D Criação de novo conhecimento em gerenciamento de projetos
Categoria E Serviço voluntario
Categoria F Trabalho como profissional de gerenciamento de projetos

O que são CCR?

O Continuing Certification Requirements (CCR) apoia o desenvolvimento profissional dos Project Management Professionals e a manutenção da Certificação PMP.

O programa de Requisitos de Certificação Continuada (CCR) está mudando este ano

A forma de ganhar PDUs será diferente:

O programa CCR foi projetado para auxiliá-lo a crescer e se desenvolver em sua profissão. Como o ambiente global de negócios e a profissão de gerenciamento de projetos está evoluindo, o programa está se adaptando para proporcionar o desenvolvimento de novas habilidades desejadas pelos empregadores, o que dará aos profissionais certificados pelo PMI uma excelente vantagem competitiva.

Mantenha-se atualizado sobre todas as mudanças – acesse a nova página do CCR para obter os detalhes mais recentes sobre:

  • Porque o programa está mudando
  • Como ganhar PDUs
  • O Triângulo de Talentos do PMI e suas áreas de habilidades
  • Importantes datas de renovação da certificação
  • Materiais de treinamento

Os propósitos do CCR são:

  • Dar sustentabilidade à Certificação PMP como uma certificação global;
  • Intensificar o desenvolvimento profissional dos certificados PMP;
  • Encorajar e reconhecer oportunidades de aprendizagem individual;
  • Oferecer um mecanismo objetivo e padronizado para obtenção e registro das atividades de desenvolvimento profissional.

Como reportar CCR?

Os PMP® são responsáveis por reportar suas atividades conforme ocorram, assim, devem fazer cópias do PMP® Professional Development Activities Reporting Form (que pode ser obtido no site do PMI®), entrar com as informações requeridas e enviar por fax ou e-mail o formulário preenchido (apenas o formulário) para PMI®/CCR Records Office na Universidade de Oklahoma.

O CCR Activities Reporting Form também deve ser enviado por e-mail para pmirecords@pmi.org. Transcrições das atividades serão enviadas para os PMP® anualmente. Os PMP® também podem visualizar suas CCR transcriptions online no do site do PMI® (www.pmi.org) e podem também reportar atividades eletronicamente diretamente no site do PMI®.

Como registrar PDUs?

Todos os PMP® devem manter um arquivo CCR pessoal, com toda a documentação que suporte as atividades reportadas. Um percentual de PMP® será randomicamente selecionado e auditado a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 12 meses após o final do Ciclo CCR.

Com o registro pessoal, o profissional pode registrar suas PDUs diretamente no site do PMI® (www.pmi.org) e manter a sua certificação. Para saber exatamente como lançar as PDUs acesso nossa página específica Como Registrar PDUs no menu Certificações localizado no topo do nosso Portal, ou clique aqui.

Para informações adicionais, consulte o CCR Handbook (que pode ser acessado pelo site do PMI® (www.pmi.org).

Como arrecadar PDUs?

A seguir temos os exemplos mais clássicos para a arrecadação de PDUs:

  • Horas trabalhadas em projetos ou cargo direto de Gerente de Projetos
  • Palestras assistidas ou proferidas
  • Participação em Seminários ou Congressos
  • Aulas ministradas
  • Participação em cursos

Para conhecer o “valor” considerado por cada atividade, acesse o site do PMI®, escolha a opção “Certification“. Encontre o item “Already have a PMI certification?”, e depois clique em “Maintain Your Certification“. Como cada certificação tem a sua regra de PDUs, você deverá selecionar novamente a certificação que possui, exemplo PMP, e depois encontra o item “Maintain Your PMP”, e por último clicar em “PMP Handbook” para ler as regras, ou em “CCR Video” para assistir.