Os associados e interessados em Gerenciamento de Projetos têm à sua disposição uma extensa relação de produtos e serviços oferecidos pelo PMI®. Estes produtos e serviços são descritos abaixo e estão detalhados no site do PMI.

Participação no Programa Ciclo de Palestras

O profissonal associado ao Chapter de SC tem direito a participar do ciclo de palestras, quando realizado, com descontos exclusivos para filiados de até 50%, recebendo ainda um certificado (contanto que as regras relativas ao prazo de inscrição sejam respeitadas) e os PDU´s para a renovação da certificação PMP.

Cada palestra assistida equivale a 1 PDU. Como os ciclos de palestras têm em geral 2 palestras por evento são 2 PDU´s acumulados por evento.

Participação no Programa Associado em Foco

O profissonal associado ao Chapter de SC tem direito a participar do Associado em Foco como palestrante. Caso o palestrante seja PMP, a realização da palestra garante 10 PDU´s.

O evento é realizado sem custos para o participante, recebendo ainda um certificado (contanto que as regras relativas ao prazo de inscrição sejam respeitadas) e os PDU´s para a renovação da certificação PMP. Cada palestra assistida equivale a 1 PDU.

Acesso à Área Restrita do Portal do Chapter de Santa Catarina

O profissional filiado ao PMI e ao Chapter de SC tem acesso à área restrita do site, onde tem acesso a Artigos, Templates, Anúncios de Oportunidades de Trabalho e pode baixar as apresentações das palestras realizadas no Ciclo de Palestras.

Certificação

Desde 1984 o PMI® tem se dedicado a desenvolver e manter um rigoroso programa de certificação profissional para promover o crescimento da profissão de Gerenciamento de Projetos e reconhecer as realizações de indivíduos no tema. A certificação de Project Management Professional do PMI® (PMP®) é a credencial mais reconhecida mundialmente para indivíduos envolvidos com o Gerenciamento de Projetos.

Em 1999, o PMI® se tornou a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela ISO 9001.  O valor da anuidade do PMI é integralmente abatido do custo do exame de certificação para PMP.

O Exame de Certificação PMP® é feito online, durante todo ano, em diversos países, e seu custo é de:

  • US$ 405,00 para associados do PMI®
  • US$ 555,00 para não associados

Documentos Padrões

O PMI® ocupa uma posição de liderança global no desenvolvimento de padrões para a prática da profissão de Gerenciamento de Projetos em todo o mundo. O principal documento padrão do PMI®, “A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide)”, é um padrão globalmente reconhecido para o Gerenciamento de Projetos nos mercados de hoje.

O PMBOK® Guide é aprovado como um Padrão Nacional Americano (ANS) pelo Instituto de Padrões Nacional Americano (ANSI). O PMI® está compromissado com a expansão e melhoria contínua do PMBOK® Guide, assim como com o desenvolvimento de padrões adicionais.

Além do PMBOK® Guide, outros padrões foram desenvolvidos, estando disponibilizados aos associados:

  • PMCDF (Project Manager Competency Development Framework)
  • OPM3 (Organizational Project Management Maturity Model)
  • EVM (Practice Standard forEarned Value Management)
  • WBS(Practice Standard for WBS – Wokbreakdown Structure)
  • PPMS (Program and Portifolio Management Standards)

Também foram desenvolvidas extensões para áreas específicas do PMBOK® Guide, tais como:

  • Governo
  • Construção
  • U.S DoD (governo dos Estados Unidos)

E vários outros padrões estão sendo construídos para possibilitar o aumento do conhecimento em gerenciamento de projetos. Consulte a página do PMI, para saber mais sobre os padrões sendo desenvolvidos.

Publicações

O PMI® edita três revistas periódicas para o benefício dos profissionais em Gerenciamento de Projetos. A PMNetwork é uma revista mensal, o Project Management Journal é um jornal trimestral e o PMI® Today é um boletim informativo mensal.

O PMI® é o líder mundial em publicações de livros em Gerenciamento de Projetos, ferramentas para treinamento e produtos para aprendizagem de modo geral. Mais de 1.000 títulos estão atualmente disponíveis na livraria on-line do PMI®.

Educação e Treinamento

O PMI® oferece muitas oportunidades para os profissionais de Gerenciamento de Projetos aprimorarem seu conhecimento e suas habilidades.

O PMI® mantém um banco de dados on-line de provedores qualificados de educação, treinamento e produtos de Gerenciamento de Projetos (REP – Registered Education Provider). O PMI® detém a liderança no estabelecimento de padrões de reconhecimento para cursos de pós-graduação e de mestrado em Gerenciamento de Projetos.

O PMI® também mantém uma lista de instituições acadêmicas que oferecem graduação em Gerenciamento de Projetos.

Centro para o Conhecimento e Prática do Gerenciamento de Projetos

O Centro James R. Snyder for Project Management Knowledge and Wisdom (que pode ser acessado através do site do PMI) de Cultura e Prática em Gerenciamento de Projetos do PMI® provê informações relevantes, confiáveis e oportunas sobre a prática e a profissão de Gerenciamento de Projetos.

Os serviços de indicação e pesquisa utilizam recursos como a seleção de literatura e utilitários de busca na Internet para prover respostas a perguntas relacionadas à ciência de Gerenciamento de Projetos.

O serviço de encaminhamento/reimpressão de documentos fornece cópias de artigos da literatura periódica do PMI® quando solicitadas.

PMI eReads & Reference é um novo benefício exclusivo para membros do PMI, com mais de 200 livros completos, disponíveis on-line, a qualquer momento, para leitura e consulta.

Desenvolvimento Profissional

O PMI® promove anualmente o Annual Seminars Symposium (mais informações podem ser obtidas no site do PMI), o principal evento na área de Gerenciamento de Projetos do mundo. Nestes eventos são feitas apresentações de palestrantes consagrados, de casos práticos e de novos estudos na área do Gerenciamento de Projetos, além de uma feira com expositores de produtos e serviços associados ao tema.

Os participantes do evento têm oportunidades para aprimorar seu conhecimento prático e conceitual e ter contato com as mais modernas técnicas, ferramentas e tecnologias de Gerenciamento de Projetos, além de poderem trocar experiências com profissionais do mundo todo, aumentando sua rede de relacionamentos.

O PMI® oferece serviço on-line de oportunidades de carreira em Gerenciamento de Projetos para indivíduos e seleção de profissionais pelas empresas. Os serviços do Career Headquarters (que podem ser consultados através do site do PMI) incluem a oferta de oportunidades de trabalho, um diretório de currículos de associados do PMI®, assim como recursos de desenvolvimento profissional.

Programa de Premiação do PMI® aos Profissionais da Área

O PMI® promove um programa anual de premiação aos indivíduos que trazem honra e reconhecimento à profissão de Gerenciamento de Projetos e ao PMI®. São reconhecidos os indivíduos que contribuíram de forma contínua e significativa em pesquisa e literatura, que fizeram notáveis contribuições voluntárias e de destaque para a profissão de Gerenciamento de Projetos.

Adicionalmente, o prêmio de maior prestígio do PMI®, o PMI® Project of the Year, é conferido ao projeto e sua equipe pelo desempenho diferenciado e pela excelência no Gerenciamento do Projeto.

Organizações Componentes

Associados do PMI® podem comunicar-se e fazer networking com outros profissionais, compartilhar ideias e experiências, acessar informações de outras indústrias, participar de seminários e workshops e desenvolver sua liderança participando das Organizações Componentes do PMI®. Eles podem selecionar e filiar-se em quaisquer dos três tipos de Organizações Componentes:

  • (1) Chapters;
  • (2) Grupos de Interesses Específicos (SIG’s);
  • (3) Colleges.

Os Chapters são organizações agrupadas geograficamente e que hoje passam de 200 em todo o mundo.

Os SIG’s proporcionam aos associados o acesso às melhores práticas de Gerenciamento de Projetos dentro do assunto de interesse.

Os Colleges promovem o avanço, refinamento e formalização do conhecimento de Gerenciamento de Projetos.

Relações Corporativas

O PMI® oferece uma variedade de oportunidades para as organizações (empresas públicas ou privadas, agências do governo, instituições acadêmicas e outras associações) desenvolverem seus relacionamentos e colaborarem com PMI® no avanço e desenvolvimento da profissão de Gerenciamento de Projetos.

A participação no Conselho Corporativo do PMI® é uma oportunidade para o diálogo e o compartilhamento de idéias entre executivos. Esta participação demonstra o compromisso de uma organização com o Gerenciamento de Projetos e com o avanço futuro da profissão.

Fundação Educacional do PMI® (PMIEF)

A Fundação Educacional do PMI®, cujo slogan é “Promovendo o Futuro do Gerenciamento de Projetos”, é uma organização autônoma. Ela oferece educação, pesquisa e atividades relacionadas que incentivam o Gerenciamento de Projetos para o benefício da sociedade.

A Fundação é sustentada através de doações de organizações e indivíduos, e apoia pesquisas, fornece bolsas de estudo acadêmicas e distribui premiações.   Informações detalhadas de cada assunto podem ser acessadas pelo site do PMI.

Participe e junte-se a dezenas de milhares de profissionais em todo o mundo que estão utilizando-se da educação, networking, voluntariado e oportunidades de avanço na carreira que o PMI® pode oferecer.