Aprendizado coletivo: como o Grupo de Estudos pode ajudar na Certificação

Aprendizado coletivo: como o Grupo de Estudos pode ajudar na Certificação

Os Grupos de Estudos do PMI Santa Catarina são importantes aliados dos gerentes de projetos que buscam as verificações do PMI. Para sanar algumas dúvidas da comunidade, conversamos com o voluntário Deoclides Pereira Quevedo Junior, GP da iniciativa. Confira e participe!

Qual é a dinâmica dos grupos de estudos?

Deoclides – Em Florianópolis os encontros do GE acontecem na sede do PMI. São dois encontros semanais, de duas horas por noite, onde os participantes inicialmente apresentam um determinado tópico, relacionado a gerenciamento de projetos.  

Os GEs são focados em uma só certificação ou pode ser um ponto de apoio para várias delas?

Deoclides – Neste momento os grupos de estudo são focados na certificação PMP, porém já temos demanda para outras certificações como PMI-ACP. Nosso objetivo, neste momento, é solidificar o grupo de estudos para a certificação PMP, para então, posteriormente, trabalharmos na formatação do grupo de estudos para as demais

certificações oferecidas pelo PMI.

Que diferencial apresenta o associado participante do grupo dos demais profissionais?

Deoclides – Nos grupos de estudos, os participantes têm a oportunidade de interagir com pessoas com o mesmo objetivo: a certificação. Além disto, os encontros são  moderados por um profissional certificado, com sólida experiência em atividades relacionadas a gestão de projetos.

Quem pode participar dos Grupos de Estudos do PMI SC?

Deoclides – O GE é um serviço oferecido aos associados ao PMI/SC. Caso o interessado não seja associado, basta associar-se e na sequência se inscrever no GE.

Qual é o conteúdo seguido pelo GE? Qual a base de estudo?

Deoclides – A base de estudos é o PMBOK. Além dele, outros materiais são usados a fim de preparar o participante principalmente para a prova de certificação. Todavia, além do aprendizado para o a prova, o participante tem a oportunidade de trocar experiências com outras pessoas sobre questões práticas do dia a dia de um gerente de projetos.

O GE é útil para quem quer a certificação PMI-ACP?

Deoclides – Caso o usuário tenha interesse na certificação PMI-ACP, também poderá participar do GE, pois a base de GP para as duas certificações é similar. É importante considerar que, para o PMI-ACP os requisitos de certificação não são os mesmos da certificação PMP. A certificação PMI-ACP, por estar mais envolvida com “agile”, exigirá conhecimento em projetos ágeis e estas questões serão abordadas no GE com menor frequência. Portanto este conhecimento o interessado deverá buscar em outras fontes.

Quais as outras vantagens de se participar do grupo?

Deoclides – As vantagens em se participar de um GE são muitas. Embora os participantes tenham um objetivo comum que é a certificação, no meu entendimento, o maior ganho está na possibilidade de troca de experiência entre os envolvidos. Todos aprendem juntos usando a base teórica e a prática do dia a dia nas empresas. Eu participei do último grupo de estudos em Florianópolis e, embora tenha ficado muito feliz e satisfeito em ter passado na prova, tenho total convicção que o que aprendi com os colegas me trouxe uma grande bagagem para a vida profissional.

Saiba como participar

1 – Associe-se ao PMI SC! 

2 – Cadastre-se no site 

 

Deoclides Pereira Quevedo Junior é graduado em sistemas de informação pela Unisociesc de Joinville, pós-graduado em gestão de projetos pela PUC-PR, pós-graduado em engenharia de software pela Unisul Florianópolis. Atua em projetos de desenvolvimento de software a mais de 10 anos. Atualmente é coordenador da área de desenvolvimento de sistemas na FCDL/SC.