A mudança na prova para a certificação PMP® foi prorrogada!

A certificação mais reconhecida na área de gerenciamento de projetos vai sofrer uma grande mudança. Ela estava prevista para ocorrer final deste ano, mas foi prorrogada para julho de 2020.

Leia este post até o final e saiba como será a nova prova de PMP®.


A certificação PMP

Atualmente, o PMI possui cerca de 870 mil profissionais com a certificação Project Management Professional, PMP®. Essa certificação exige que a pessoa tenha um sólido conhecimento aliado a uma vivência na área de projetos que a permita responder às difíceis questões situacionais que a prova apresenta.

Em grande parte, aqueles que passaram na prova estudaram durante meses para fazer o exame, usaram o PMBOK®, outros vários materiais de referências e fizeram muitos simulados.

E é por isso que você precisa ler essa matéria até o final para descobrir qual o melhor momento para fazer a prova de certificação.

Veja quem pode fazer a prova para PMP®

Principais Mudanças

A cada 3 ou 5 anos o PMI refaz o documento que define, em linhas gerais, como é a prova para PMP. É o chamado “Project Management Professional (PMP)® Examination Content Outline”.

A partir de 01/07/2020, haverá um novo exame para a certificação PMP contendo mudanças significativas em seu formato e em seu conteúdo.

Cerca de 50% do conteúdo da prova envolverá questões de agilidade e abordagens híbridas e os outros 50% abordará abordagens tradicionais.

Além disso, os conteúdos estarão divididos em 3 áreas de domínio e não mais em processos:

  • Pessoas – com 42% dos itens da prova;
  • Processo – com 50% dos itens da prova;
  • Ambiente de Negócios – com 8% dos itens da prova.

Toda essa mudança deve alterar a forma como as pessoas estudam para a prova e exigirá uma atualização dos materiais de apoio disponíveis no mercado como: livros e simulados. Mas, atenção, você não precisará jogar fora nenhum livro seu, pois muita parte do conteúdo será útil. Porém, você precisa estar ciente de que, se for fazer o exame PMP® a partir de 01/07/20, precisará se preparar usando alguma fonte adicional.

Devo fazer a prova na versão atual ou nova?

Se você já vem estudando há algum tempo para essa certificação, o mais recomendado é procurar realizar o teste até o dia 30/06/2020, último prazo para realizar a prova na versão atual.

Se essa for a sua opção, há bastante tempo para você se preparar para o teste, mas não caia na armadilha de deixar para agendar a prova muito perto da data limite da mudança. Os centros autorizados de prova costumam ter uma alta procura próximo a data da mudança, diminuindo a disponibilidade de agenda e colocando em risco a sua estratégia de certificação.

Também é importante ressaltar que fazer a inscrição para a prova exige a realização de um cadastro extenso em que você insere seus dados pessoais e também uma série de informações para comprovar suas horas em gerenciamento de projetos, tempo de estudo, etc. Esse cadastro passa por uma análise e pode ser indicado para o processo de auditoria. Mas, tendo ou não que responder à auditoria, você só poderá agendar a prova depois de receber o retorno do PMI aprovando a sua inscrição.

Por isso, trace a sua estratégia para tirar sua certificação PMP®. Escolha se você quer fazer a prova na versão atual ou nova e dedique-se a realizar seu plano.

Investir na sua carreira de gerente de projetos é algo que sempre vale à pena!

Bons estudos!

Colaboradora: Julietha Scheidt